Tem como frear a calvície? Verifique isto – É possível frear a calvície
Tratamento e prevenção contra calvície
O tratamento medicamentoso é capaz de frear o processo de queda capilar que caracteriza a calvície e também de estimular o crescimento dos fios nos locais já afetados. Funciona, inclusive, para fazer a barba crescer nos homens com barba falhada e/ou rala.De início, independentemente da gravidade do quadro, a cura para calvície encontra-se no tratamento clínico, ou seja, é receitado um medicamento para queda de cabelo que tanto pode inibir a produção de DHT, como a finasterida, quanto pode estimular o crescimento de cabelo saudável, como o minoxidil.
A calvície está diretamente ligada a fatores genéticos e outros fatores, como distúrbios hormonais e também emocionais. Hábitos de vida, de alimentação, uso de medicamentos e o consumo de cigarro, por exemplo, também influenciam e muito quando o assunto é a queda de cabelos.
Nos homens, a causa mais comum é a hormonal. Aqui, o couro cabeludo masculino conta com o receptor 5-alfa-redutase tipo 1, uma enzima ativada após entrar na puberdade. Ela é responsável por converter a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), hormônio que causa o enfraquecimento dos folículos capilares.
O que piora calvice
"A dieta afeta o cabelo"
A deficiência de vitaminas pode ser muito prejudicial para nosso cabelo, como ao resto do corpo. Zioga considera este um fator de risco especialmente para homens com predisposição genética à calvície. "Uma dieta pobre pode piorar e acelerar sua condição", afirma.Ter pai calvo é é fator de risco
No entanto, segundo a especialista, ter pai calvo não é o único fator de risco e nem uma sentença de que o indivíduo apresentará a condição. “A existência de casos na família, embora aumente o risco, não significa, necessariamente, que a condição se manifestará”, informa a médica."A dieta afeta o cabelo"
A deficiência de vitaminas pode ser muito prejudicial para nosso cabelo, como ao resto do corpo. Zioga considera este um fator de risco especialmente para homens com predisposição genética à calvície. "Uma dieta pobre pode piorar e acelerar sua condição", afirma.
“A calvície é uma doença genética hormonal, por isso muitas vezes é comum encontrar homem com 18 anos já careca ou com falta de cabelo em algumas partes do couro cabeludo.
Quanto tempo dura a calvice
Os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa. Os cabelos não caem de uma vez, mas a queda é contínua, persistente e irreversível, porque determinada pelos genes que a pessoa herdou do pai e/ou da mãe.Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine (UCI), nos Estados Unidos, fizeram uma descoberta que pode vir a ser um dos tratamentos terapêuticos mais requisitados pela humanidade: a cura da alopecia androgenética, a popular queda de cabelo, que aflige tanto homens quanto mulheres em todo o mundo.Segundo a dermatologista Luiza Ottoni, especialista em tricologia, o uso de bonés não aumenta a queda dos fios, pois o processo que os torna mais finos e, posteriormente, leva à queda de cabelo é, geralmente, decorrente de ação hormonal.
Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos.
Os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa. Os cabelos não caem de uma vez, mas a queda é contínua, persistente e irreversível, porque determinada pelos genes que a pessoa herdou do pai e/ou da mãe.
Embora o processo evolua por toda a vida, podemos dizer que, normalmente, a calvície se “estabiliza” em torno dos 45 anos. No entanto, o início pode ocorrer numa pessoa de 50 anos e, até mesmo 30% da população masculina calva, podem experimentar calvície significante quando atingem os 40 anos.
O que pode acelerar a calvíce
“Produtos químicos, principalmente os alisantes, podem ressecar os fios e fazer com que eles se quebrem, dando a impressão de que o fio está caindo”, explica a médica. Manter o cabelo hidratado e bem cuidado, especialmente com o uso dos produtos certos, é uma das melhores formas de reduzir os danos causados aos fios.E essa queda vem afetando as pessoas cada vez mais cedo, já que aproximadamente 25% dos jovens entre 20 e 25 anos apresentam algum grau de calvície. Essa queda pode afetar diretamente a autoestima, mas é possível amenizar o quadro enquanto o grau de calvície for leve ou moderado.Levítico 13:40 Quando os cabelos de um homem caírem, ele está calvo, todavia puro. Quando os cabelos de um homem caírem, ele está calvo, todavia puro. Quando a cabeça do homem se pelar, ele é calvo; contudo é limpo.