Quem manda no INSS? Verifique isto – Quem responde pelo INSS


Geralmente, a autoridade coatora é o Gerente Executivo que responde pela Agência do INSS em que foi protocolado o requerimento (contudo, recomendo que analise as especificidades do seu caso em concreto).Desde 2005, o TCU fiscaliza os pagamentos de benefícios feitos pelo INSS.

A responsabilidade do INSS, autarquia federal, é objetiva, conforme art. 37 , § 6º da CR/1988 , bastando que se comprove o nexo de causalidade, isto é, a relação entre fato e prejuízo.

José Carlos Oliveira é casado e servidor público de carreira há quase 38 anos do INSS. Sua trajetória no INSS teve início em julho de 1985, quando assumiu o cargo ainda jovem como Agente Administrativo.

O que acontece se o INSS não contestar

A inexistência de contestação pelo INSS, não acarreta os efeitos da revelia, de presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor, nos termos dos art. 319 do CPC , visto se tratar de pessoa jurídica de direito público, cujos direitos são indisponíveis (art. 320 , II , do CPC ). 2.O prazo de 10 dias é para o INSS se manifestar, caso se manifeste após este prazo o Juiz pode ignorar a manifestação por ser intempestiva. Precisa também observar a data da citação eletrônica feita ao INSS, é a partir desta data que começa a contar os 10 dias.A Ouvidoria Previdenciária possui 4 canais de atendimento. São eles: Telefone: 135 – Central de Atendimento, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Carta: Caixa Postal 09526, CEP 70.040-976, Brasília/DF.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Quanto o patrão paga de INSS para o funcionário

E seguem a regra geral. No total, trata-se de 31% de INSS Empresa. Desse modo, 11% é recolhido de cada empregado e 20% sobre a folha de pagamento.Nesse caso do exemplo o salário de benefício será de 91% de R$ 4.600,00, que nesse caso é R$ 4.186,00. Mas atenção, não será este o valor da renda mensal inicial do benefício de auxílio-doença, ainda temos a segunda etapa deste cálculo. Precisa falar com um especialistaQuem é servidor público pode contribuir para o INSS Sim, servidor público vinculado a RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) pode contribuir para o INSS. Geralmente, isso acontece nos casos em que o trabalhador deseja garantir uma aposentadoria também pelo Regime Geral de Previdência Social.

A Ouvidoria do INSS é o canal de atendimento que “ouve” o beneficiário, seja para reclamações, solicitações ou mesmo, elogios de seus serviços. Para segurados que entraram com o pedido de revisão e precisam fazer uma reclamação, é possível reclamar junto ao Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).

Procurar um especialista
Se o INSS negar o seu requerimento por erro ou falta de documentos, você pode apresentar um recurso administrativo ou uma ação judicial. Um advogado também pode ajudar nisso, identificando qual o melhor caminho e como proceder.

Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções: aceitar a decisão; entrar com recurso administrativo; ingressar com ação judicial.

Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento INSS

Quanto tempo demora um mandado de segurança contra o INSS Apesar de ser um mecanismo mais rápido para garantir a análise do requerimento feito, o mandado de segurança pode demorar até 30 dias, caso tenha sido feito um pedido liminar.Assim, a sentença poderá demorar em torno de 7 meses, se o caso for solucionado no Tribunal Regional, e até 6 anos, se for preciso utilizar outros recursos. Uma boa notícia é que não é preciso esperar todos os recursos serem julgados para receber a aposentadoria.O fato é que por muito mais tempo que isso, os pedidos ficam com status de “análise”. Para acelerar o processo, o cidadão pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS. Se for do seu interesse, saiba que isso pode ser feito pelo telefone 135 e também por meio do site do instituto.