Quem fundou a moral? Verifique isto – Quem é o pai da moral


Sócrates
Sócrates : o pai da moral e da ética.O comportamento moral surgiu por meio de mutações e os indiví- duos que as portam seriam selecionados pela sua capacidade de interagir e formar laços sociais mais duradouros. Estes além de reduzir a intensidade de conflitos, favoreceriam a estabilidade da estrutura social.

Friedrich Nietzsche
A moral é um dos temas mais presentes na filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900), que analisou essa temática a partir de um viés crítico e questionador, examinando e reavaliando as crenças tão solidamente constituídas em nossa sociedade ocidental, percebendo inclusive uma relação entre a moral e a verdade.

Enquanto a primeira vem do grego “ethos” e quer dizer “modo de ser”, a segunda vem do latim “mores” e quer dizer “costumes”. Além disso, a moral sempre existiu. Afinal, desde que a humanidade passou a viver em grupos, ainda nos primeiros aldeamentos primitivos, já se tinha a noção particular de certo ou errado.

Qual é a função da moral

A função social da moral consiste na regulação das relações entre os homens visando manter e garantir uma determinada ordem social, ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas, ou as do indivíduo com a comunidade, visando preservar a sociedade no seu conjunto e a integridade de um grupo social (p.A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes.1) Origem dos termos "ética" e "moral"
Quando os filósofos gregos quiseram cunhar um nome para a parte da filosofia que se ocupa com as ações cotidianas do indivíduo, criaram a expressão "ethiké epistéme", que significava "ciência dos costumes" ou, como ficou conhecida, "ciência ética", ou simplesmente "ética".

Exemplos de valores morais

  • Para saber mais, leia: Justiça e Senso Moral.
  • Leia mais sobre o Altruísmo.
  • Leia mais sobre Honestidade.
  • Leia mais sobre Liberdade.
  • Leia mais sobre Igualdade e Igualdade de Gênero.
  • Leia mais sobre Lealdade.
  • Leia mais sobre Tolerância e Discriminação;
  • Leia mais sobre empatia.

O que ensina a moral

Assim, o conceito de moral diz respeito à orientação da conduta individual e dos costumes, enquanto a ética avalia os princípios em que a moral está fundamentada. A ética é uma área de conhecimento da filosofia que estuda as regras morais e reflete sobre as mesmas.A palavra Moral tem origem no latim – morus – significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.Quais são os valores morais

  • Honestidade.
  • Respeito pelo próximo.
  • Responsabilidade.
  • Cooperação.
  • Lealdade.
  • Empatia.
  • Liberdade.
  • Altruísmo.

Historicamente a moral surge com a passagem da forma de vida natural para um convívio social, a partir dessa ralação mais próxima com o outro surgiu à necessidade de criar regras para mediar as relações.

Moral: o que é No campo da Filosofia, a moral é entendida como o “conjunto de valores, como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens” (Dicionário Houaiss).

A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.C, quando teve início a ascensão das Cidades-Estado gregas. Do surgimento das civilizações emergiu a necessidade de se pensar sobre os valores que moldam a vida em sociedade, tais como honestidade e fidelidade.

Qual é a importância da moral

Os valores morais são importantes para que possamos ter uma vida social harmoniosa, pacífica e respeitosa entre as pessoas. Os valores morais determinam como devem ser os comportamentos, funcionando como uma espécie de orientação sobre a forma de agir, e de certa forma garantem a ordem social.Na filosofia, a moral é a parte que trata dos valores em si e o sentimento e ações do indivíduo, orientados por esses valores. São as decisões que o ser humano, no exercício de sua liberdade, toma sobre o que deve fazer ou não para manter o bem-estar social.O que é moral O significado de moral, no sentido filosófico, remete a princípio, valor, regra a que o ser humano está sujeito para bem viver em sociedade. A moral não é algo que está somente nos livros ou nas leis: ela faz parte do seu comportamento cotidiano.