Quem foi que inventou o TCC? Verifique isto – Quem foi o criador da TCC


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) começou a ser estruturada pelo psicanalista e psiquiatra Aaron Beck para oferecer tratamento a pessoas deprimidas. Foi aprimorada e chegou a propostas de tratamento em grupo desenvolvidas por Aaron Beck e demais colaboradores.A terapia cognitivo-comportamental, ou TCC, é uma modalidade de psicoterapia clínica desenvolvida pelo médico psiquiatra e professor Aaron Beck, nos Estados Unidos, na década de 1960.

A terapia cognitiva de Aaron Beck começou a ser desenvolvida no início da década de 60 do século passado (Beck, Rush, Shaw & Emery, 1979/1997).

Conhecido como o pai da terapia cognitiva, Beck iniciou uma sequência de experimentos entre os anos de 1960 e 1970 com o objetivo de testar a premissa psicanalítica de que o quadro de depressão é o resultado de uma hostilidade do próprio indivíduo para consigo.

O que a TCC acredita

A TCC acredita que as interpretações que o sujeito faz sobre os fatos alteram suas emoções e comportamentos. As interpretações são, frequentemente, permeadas por pensamentos automáticos — pensamentos rápidos que não são questionados e muitas vezes errôneos, por conta de um fenômeno chamado distorção cognitiva.A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de pressupostos da psicologia cognitiva e da psicologia comportamental. Ela considera que a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos afeta suas emoções e comportamentos.Aaron T. Beck aos 100 anos de idade. Considerado o pai da terapia cognitivo-comportamental (TCC), abordagem desenvolvida na década de 1960, Dr. Beck deixa um grande legado para a Psiquiatria e a Psicoterapia.

Aaron Beck
A Terapia Cognitiva foi fundada por Aaron Beck, psiquiatra estadunidense, na década de 60. O professor da Universidade da Pensilvânia propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos.

Quem é o pai da psicologia cognitiva

Aaron T. Beck
O psiquiatra americano Aaron T. Beck, considerado o pai da terapia cognitiva, uma abordagem desenvolvida na década de 1960 que revolucionou a psicoterapia, morreu nesta segunda-feira (1º) aos 100 anos.Aaron T. Beck aos 100 anos de idade. Considerado o pai da terapia cognitivo-comportamental (TCC), abordagem desenvolvida na década de 1960, Dr. Beck deixa um grande legado para a Psiquiatria e a Psicoterapia.A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

Quem pode atuar como Terapeuta Cognitivo Comportamental A terapia cognitivo comportamental não é privativa do psicólogo, psiquiatra ou de algum outro profissional. Não há formação oficial obrigatória em curso superior.

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Qual é o objetivo da terapia cognitiva comportamental

A TCC tem como objetivo principal o restabelecimento do controle da atenção, a ressignificação do pensamento por meio da reestruturação cognitiva do paciente, a partir do uso de estratégias terapêuticas adaptadas a cada subjetividade e sintoma.A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
Para o biólogo, ela se modifica junto ao crescimento do indivíduo, partindo de uma inteligência prática, que ajuda o ser humano a se adaptar ao meio, para chegar à inteligência propriamente dita.Jean Piaget é um os principais representantes da psicologia cognitiva, que ao contrário do que muitos pensam não construiu uma teoria da aprendizagem, mas uma teoria do desenvolvimento mental humano.