Quem é Exu na Igreja Católica? Verifique isto – O que significa a palavra Exu na Bíblia
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.
Na Umbanda, Exu apresenta-se não como Orixá, mas como mensageiro dos Orixás e guardião e protetor dos templos e terreiros. Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá.
Os principais orixás por eles relacionados foram: a Santa Nossa Senhora da Conceição, que representa, no candomblé, Iemanjá, a deusa dos grandes rios, mares e oceanos; Santa Bárbara, que representa Iansã, é esposa de Xangô e deusa dos raios, dos ventos e das tempestades; São jerônimo e São João representam Xangô, o …
O que é Exu na igreja evangélica
Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos.
Zé Pelintra ou Zé Pilintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente "incorporado" em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.
Qual é o Exu da Morte
Pierre, conhecido por Lord da Morte, este Exu teve sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como Lord. Inclusive Pierre… Após isso chegou ao plano espiritual com o titulo Lord da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda. Hoje é o dia dessa mãe que nos conforta, nos ampara, a mãe que todos amam: Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.
Pierre, conhecido por Lord da Morte, este Exu teve sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como Lord. Inclusive Pierre… Após isso chegou ao plano espiritual com o titulo Lord da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.
O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.
Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.
Porque os Exus dão gargalhada
Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.O Zé Pilintra é um Malandro que teve uma condição de vida dura, sofrida… ele foi negligenciado como ser humano, mas apesar de toda a discriminação que sofreu aqui na Terra, não guardou rancor de ninguém, nem mesmo da pessoa que o assassinou. Muito pelo contrário!De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.