Que doença o Trypanosoma causa? Verifique isto – Como é transmitida a Trypanosoma


Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.– Algumas complicações da doença de chagas incluem problemas digestivos, meningite, problemas no coração, como a cardite chagásica, e a constipação crônica.

O Trypanosoma cruzi é um protozoário unicelular flagelado causador da Doença de Chagas. O T. cruzi é caracterizado pela presença de um único flagelo, uma mitocôndria grande e pelo cinetoplasto, um compartimento na mitocôndria que contém DNA.

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

Quais tipos de Trypanosoma

As duas espécies mais conhecidas de Trypanosoma são Trypanosoma brucei – responsável pela doença do sono transmitida pela mosca tsé-tsé na África – e Trypanosoma cruzi – causador da doença de Chagas na América Latina e transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro (Triatominae).O Trypanosoma cruzi é um protozoário que tem seu ciclo de vida em hospedeiros vertebrados (mamíferos) e invertebrados (triatomíneos). O protozoário apresenta duas principais formas evolutivas diferentes, tanto no homem quanto no vetor (bicho-barbeiro): amastigota e tripomastigota.O que é Doença do sono Chamada também de Tripanossomíase Humana Africana, a Doença do sono é uma inflamação que afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o paciente tenha diversas dificuldades neurológicas, podendo entrar em coma e até mesmo levá-lo a óbito.

Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago.

Como tratar Trypanosoma

Segundo publicação da Embrapa sobre a doença, a droga disponível no país para tratamento é o dimenazene (aceturato de dimenazene), cuja dosagem recomendada é de 7,0 mg/kg. Medicamentos com os princípios ativos homidium (brometo ou cloreto de homidium) e isometamidium (cloreto de isometamidium) também são recomendados.A doença de Chagas tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curado, você continuará gerando anticorpos.Na fase crônica, cerca de 30% das pessoas desenvolvem problemas cardíacos ou digestivos. Essas condições podem levá-las à morte – segundo algumas estimativas, cerca de 6.000 pessoas morrem anualmente no Brasil devido às complicações crônicas da doença.

Quando alimentam-se do sangue de pessoas ou animais infectados, os triatomíneos podem ingerir os tripomastigotas. Os tripomastigotas são convertidos em epimastigotas no tubo digestivo do triatomíneo.

A prevenção da tripanossomíase africana é evitar áreas endêmicas e proteger-se contra moscas tsé-tsé.

Entre os principais tipos de distúrbio do sono, podemos destacar:

  • insônia;
  • apneia do sono;
  • sonambulismo;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • bruxismo;
  • narcolepsia;
  • paralisia do sono.

Qual o nome do exame que detecta a doença de Chagas

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.“Na década de 90, nossos pacientes apresentavam uma expectativa de vida de 45 anos e hoje passam dos 60. Essas pessoas estão vivendo mais porque são melhor tratadas.Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.