Qual o problema do esporte no Brasil? Verifique isto – Qual é o problema do esporte
Lesões por prática excessiva de esportes entre jovens são tão sutis, que normalmente passam despercebidas no início. Ao longo do tempo, porém, a repetição de danos na mesma área do corpo pode culminar em bursite, tendinite e outras lesões, como fraturas por estresse.Simone Gallo, Head de diversidade e inclusão, explica que as marcas não investem mais porque há uma tradição no Brasil: o patrocínio com dinheiro público. “Nos bastidores, depoimentos dos atletas que passam por dificuldades financeiras para treinar e competir são recorrentes, ainda mais em um ano de pandemia.
Esta espetacularização gera a fragmentação e a descontextualização do esporte. Neste sentido existe muita diferença em você assistir um jogo pela televisão e ao vivo no estádio. Outra característica muito importante é a superficialidade. A televisão por si só, gera a cultura do breve e do descontínuo.
Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito ao esporte e ao lazer, vê-se que há muito tempo a valorização dos esportes no Brasil é vista como um problema. Isso acontece não só pela falta de incentivos nos espaços escolares, mas também a escassez de infraestrutura.
Como o esporte afeta a sociedade
O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade, matriz de socialização e transmissão de valores, forma de sociabilidade moderna, instrumento de educação e fonte de saúde, estes são alguns dos atributos do fenômeno esportivo.Pontos negativos
Praticar de forma saudável envolve também estabelecer limites, já que o exercício em excesso ou prolongado pode trazer prejuízos nesse momento. Estudos apontam que exercícios extenuantes podem suprir a função imunológica do organismo e aumentar o risco de adquirir uma infecção respiratória.Fortalecer os Clubes e os seus afiliados; obrigar ao seu saneamento financeiro; exigir condições mínimas aos clubes para participar dos campeonatos – como estrutura esportiva, salários em dia, impostos em dia, comissão técnica, mínima quantidade de afiliados e/ou média de pública nos estádios; democratização dos …
A polarização da vida social brasileira nos últimos tempos trouxe à tona a manifestação do racismo em sua forma mais cruel. Até mesmo o esporte, que é constantemente palco de manifestações de combate ao preconceito racial e fábrica de ídolos de pele negra, tem visto um crescimento alarmante de casos de racismo.
Qual desses são problemas que atrapalham a evolução do esporte em geral no Brasil
Pesquisadores apontam problemas na formação de jovens atletas no Brasil. As pesquisas do Lateca mostram que o apoio ao atletas jovens – a base para o desenvolvimento do esporte em qualquer país – é insuficiente e carece de organização e infraestrutura.Há a necessidade de se investir mais no futuro do atleta, de serem criadas novas ONGS e projetos sociais, construir e reconstruir quadras e pistas esportivas não só para os atletas mas para a criança e o jovem de maneira geral.Criação da Lei Federal de Incentivo ao Esporte
Em 2003, foi criado o Ministério do Esporte (ME). Com uma pasta específica no governo federal, a gestão do esporte ganhou mais autonomia e diversos programas, como o Bolsa Atleta, a Timemania, etc.
Banco de Redações
Tema: O que podemos aprender com a prática esportiva A prática de esportes é uma atividade essencial ao ser humano e está ao alcance de todos. O esporte traz diversos benefícios à saúde física e mental das pessoas, além de contribuir para a socialização e integração de diferentes povos e nações.
A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p. 49).
Como percebemos, o esporte moderno tem seus efeitos sociais negativos: a reprodução compulsória do esporte performance na educação; a discriminação contra a mulher no esporte; as violências do esporte performance; e ainda o uso ideológico-político do esporte; e a preponderância da lógica do mercantilismo no esporte.
Como o esporte pode diminuir a desigualdade social
Muitos jovens, propensos à marginalidade, procuram no esporte a possibilidade de refúgio dessa realidade e a esperança de uma vida melhor. Nesse contexto, vale ressaltar que, o esporte é uma ferramenta essencial para diminuir a desigualdade social e racial, visto que, rompe os estereótipos desse meio.As medidas adotadas vão desde a ampliação de prazos para pagamento de débitos e captação de recursos até a adequação de calendários esportivos, além de manter os repasses da Bolsa Atleta, mesmo com o adiamento dos Jogos de Tóquio e a escassez de competições.Muitos jovens, propensos à marginalidade, procuram no esporte a possibilidade de refúgio dessa realidade e a esperança de uma vida melhor. Nesse contexto, vale ressaltar que, o esporte é uma ferramenta essencial para diminuir a desigualdade social e racial, visto que, rompe os estereótipos desse meio.