Qual é o país menos machista? Verifique isto – Qual é o país mais machista do mundo


China: 56% Rússia: 54% Índia: 48% Coreia do Sul: 33%Os 5 países com mais igualdade de gênero no mundo

  • Islândia. A Islândia é imbatível no ranking do Global Gender Gap.
  • Finlândia. No relatório de 2021, a Finlândia subiu uma posição e garantiu o segundo lugar no ranking de países com mais igualdade de gênero.
  • Noruega.

Há manifestação machista em diversos campos, principalmente as desigualdades de direitos entre homens e mulheres, seja nos altos índices de violência, assédio, estupro, objetificação da mulher, diferença salarial entre outros.

Isto é ocasionado por um enraizamento cultural de que a mulher é subserviente ao homem em quaisquer aspectos da sociedade. Em outras palavras, a mulher desde os primórdios é depreciada no trabalho, no corpo social do país e(,) consequentemente(,) na sua renda.

Porque o mundo é machista

Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família". Em um termo mais amplo, o machismo, por ser um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.A ideologia do machismo está impregnada nas raízes culturais da sociedade há séculos, tanto no sistema econômico e político mundial, como nas religiões, na mídia e no núcleo familiar, este último apoiado em um regime patriarcal, onde a figura masculina representa a liderança.A pontuação do Brasil chegou 66,4, atrás de países como Uruguai (31º), Argentina (44º), Chile (49º) e Paraguai (74º). Na edição anterior do ranking, em 2019, a posição do país era a 77ª. De acordo com o documento, a pandemia de covid-19 expôs ainda mais a desigualdade de gênero no mundo.

Ranking da Desigualdade País
África do Sul
Namíbia
Zâmbia
República Centro-Africana

Onde nasceu o machismo

A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo. Por mais que o amadurecimento social já tenha mudado o pensamento antigo, ainda ocorrem inúmeros casos de machismo e, em grande parte, incluindo a violência.O machismo traz prejuízos individuais e sociais para a mulher (assédios, menosprezo do feminino, violências em relacionamentos afetivos e outras relações sociais), e impacta negativamente também o homem e esse fato precisa ser falado e compreendido nos mais diversos espaços.A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo. Por mais que o amadurecimento social já tenha mudado o pensamento antigo, ainda ocorrem inúmeros casos de machismo e, em grande parte, incluindo a violência.

Não pode deixar o machismo te atrapalhar. You can't let sexism get in your way.

Os 10 melhores países

  • Noruega (0.922)
  • Finlândia (0.909)
  • Islândia (0.907)
  • Dinamarca (0.903)
  • Luxemburgo (0.899)
  • Suíça (0.898)
  • Suécia (0.895)
  • Áustria (0.891)

O Brasil pode não ser considerado um país pobre, mas é um país injusto e desigual que possui um grande contingente de pessoas pobres, sendo que 39,9 milhões vivem na extrema pobreza. A realidade da pobreza vivida pelos mais vulneráveis em pleno século XXI é alarmante.

Por que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo

O 1% mais rico possui quase a metade da fortuna patrimonial brasileira. Os 10% mais ricos no Brasil possuem quase 80% do patrimônio privado do país. A concentração de capital é ainda maior na faixa dos ultra-ricos, o 1% mais abastado da população, que possui, em 2021, praticamente a metade (48,9%) da riqueza nacional.De acordo com a Global Finance, alguns dos menores países do mundo também são os mais ricos. No ranking publicado pela revista financeira que avalia as nações com mais riqueza em 2022, Luxemburgo, com um pouco mais de 630 mil habitantes, ocupa o primeiro lugar, seguido de Singapura, Irlanda e Catar.Unidades federativas do Brasil por incidência de extrema pobreza

Posição Unidade federativa Extrema pobreza (%)
1 Santa Catarina 1,7%
2 Distrito Federal 1,9%
3 São Paulo 2,7%
4 Rio Grande do Sul 2,9%