Qual jogador é ambidestro? Verifique isto – Quais jogadores são ambidestro
Hoje em dia pensando a jogadores que tem o domínio do pé direito e do pé esquerdo pensamos a dois craques como Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic, que pela maioria dos apaixonados de futebol são considerados ambidestros tendo a capacidade “natural” de chutar com força e precisão com ambos os pés.Ambidestria é a qualidade de se ser igualmente habilidoso com os membros dos dois lados do corpo. A ambidestria não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com os dois pés. A palavra ambidestro tem origem no latim, do prefixo ambi, que significa ambos, e dexter, que significa direito.
O ambidestro é um jogador que ganha segundos essenciais. Quando um jogador vai receber uma bola, ele geralmente ajeita o corpo para receber ou chutar.
Passos
- Levantar pesos é uma das melhores maneiras de fortalecer a musculatura, mas você também pode usar uma mola com ajuste hand grip para fazer isso.
- Tente também fazer malabarismos ou simplesmente jogar uma bola para o alto e pegá-la com a sua mão não dominante até desenvolver uma melhor coordenação olho-mão.
Qual é mais raro canhoto ou ambidestro
De acordo com estimativas, 70% da população é destra, enquanto de 10% a 30% restante é canhota. Um terceiro grupo, portanto, completa a conta: o de ambidestro. Diferente da maior parte das pessoas, quem é ambidestro consegue realizar tarefas com os dos lados do corpo com a mesma facilidade.A ciência já sabe que aproximadamente apenas 1 em cada 100 pessoas é ambidestra, ou seja, capaz de realizar todas as tarefas com a mesma. O mais comum é encontrar ambidestros que, na realidade, nasceram canhotos e foram obrigados a usar a mão direita, especialmente durante a fase de aprendizado na infância.Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.
Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.
Quão raro é ser ambidestro
A ciência já sabe que aproximadamente apenas 1 em cada 100 pessoas é ambidestra, ou seja, capaz de realizar todas as tarefas com a mesma. O mais comum é encontrar ambidestros que, na realidade, nasceram canhotos e foram obrigados a usar a mão direita, especialmente durante a fase de aprendizado na infância.Uma das maiores qualidades de ser ambidestro é poder ter a opção de realizar tarefas domésticas, prática de esportes e outras atividades com as duas mãos. Usar ambos os membros ajuda a executar melhor qualquer tarefa.Ao longo dos anos, muitas têm sido as investigações e os estudos feitos sobre a razão de se ser canhoto ou de se ser destro e se canhotos ou destros são mais inteligentes do que os outros, mas não há consenso. Diz-se que os canhotos são mais criativos e geniais nas suas tarefas e atividades.
Por outro lado, não ter uma mão dominante (ou ser ambidestro) costuma ser relacionado com desenvolvimento atípico das habilidades motoras e linguísticas. Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral. O número cresce para uma média entre 17% a 47% nas populações com altos índices de autismo.
Segundo a especialista, praticar a ambidestria melhora a inteligência e coordenação motora, porque estimula a capacidade cerebral. “Tem uma multiplicidade de benefícios”, defende Eliana. Grandes nomes da arte, como Leonardo da Vinci e Pablo Picasso pintavam tanto com a mão direita quanto a esquerda.
A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos). Já o desenvolvimento do hemisfério esquerdo é responsável pelo lado direito dos destros.
É verdade que canhoto vive menos
A questão da mortalidade pode ser explicada pelo fato de que, no passado, muitas pessoas canhotas eram forçadas a usar a mão direita. Isso faz parecer que há menos idosos canhotos. Já a saúde precária, apesar de ser uma notícia chamativa, é simplesmente falsa.Segundo alguns eruditos bíblicos, “canhoto” denota alguém “que usa tanto a mão esquerda como a direita”, isto é, um ambidestro. — Juízes 3:15, versão Douay, em inglês. A tribo de Benjamim era, de fato, famosa por seus homens canhotos.Grandes nomes que marcaram nossa história aparecem como sendo pessoas canhotas. São eles: Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Albert Einstein, Bill Gates, Alexandre o Grande, Joana d'Arc, Mahatma Ghandi, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven.