Qual descendência da família Silva? Verifique isto – Qual a descendência do sobrenome da Silva
A sua origem é claramente toponímica, sendo derivado diretamente da palavra latina silva, que significa "selva, floresta ou bosque", e tem a sua origem provavelmente na Torre e Honra de Silva, que ficava a meio caminho das freguesias de São Julião e Silva, junto ao concelho de Valença, em Portugal.Silva é selva em latim, o que não dá pistas sobre local de origem nem linhagem familiar. Quando o Brasil foi colonizado, muita gente queria recomeçar a vida e adotou o Silva para garantir anonimato. Além disso, escravos herdavam o sobrenome de seus senhores, e Silva era a família mais numerosa de Portugal.
Silva, por exemplo. Um dos sobrenomes mais populares do Brasil — na verdade o mais popular — é também o 63º mais usado em todo o mundo, sabia São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva.
Silva é um sobrenome português de origem latina, classificado como sendo um toponimico, por ter origem geografica, em latim a palavra " Silva " significa " Selva ou floresta " – É uma das familias mais ilustres da Espanha ,ligada aos reis de Leão, tem o seu solar na Torre de Silva, junto ao rio Minho.
Qual foi a primeira família Silva
Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais.Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.
Quer em versão “solitária” quer “em parelha” como, por exemplo, Sousa e Silva, Pinto da Silva, Oliveira e Silva ou Pereira da Silva, Silva é o que está em 1º lugar da lista dos apelidos mais frequentes em Portugal. Existem, segundo parece, cerca de 900 mil Silvas.
Quem foi a primeira família Silva
“É um sobrenome bastante popular em Portugal, e não podemos nos esquecer de que mais de 35% da população brasileira é descendente de portugueses”, afirma Hägele. O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612.O brasão da família silva é constituído de um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelha. Ele se se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o mesmo leão do escudo.Busca em cartório
Você deve analisar as certidões de nascimentos e, também, de casamentos, pois eles são sempre requisitados no processo de cidadania portuguesa. Além disso, é por meio deles que se pode descobrir sua descendência de um nacional português.
A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania.
O primeiro passo para saber se é ou não descendente de judeus portugueses é fazer uma análise exaustiva da sua árvore genealógica, junto de cartórios, hemerotecas e fontes bibliográficas que comprovem cada geração indo ao encontro do seu ascendente sefardita.
Sites para encontrar documentos e registros de descendência
- Arquivo Nacional.
- Museu da Imigração.
- FamilySearch.
- MyHeritage.
- Fonte/Associado: Traduzca.
Quem inventou o nome Silva
Os nomes surgiram com o próprio advento da linguagem, na Pré-História. A partir do momento em que descobre que é capaz de dominar e transformar a natureza, o homem começa a perceber também que pode nomeá-la e se comunicar, lançando as bases para o desenvolvimento das sociedades.Mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome “Silva”, que também é o mais comum em Portugal. Derivado do latim, significa “selva”, ou floresta.O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.