Qual é a galinha que não choca? Verifique isto – Porque galinha caipira não choca


A falta de estímulo da galinha para chocar pode ser devido a uma situação de estresse, como mudança de ambiente, ou à herança genética da ave. Caso ela seja mestiça, oriunda do cruzamento com uma ave de raça pura, a ausência do choco ocorre porque algumas variedades de uma única linhagem não têm essa prática.Quando a criação é de raças puras ou mestiças, as aves irão ficar chocas, por isso, as aves híbridas são as mais indicadas quando vai se montar uma criação de para produção de ovos comerciais. As galinhas híbridas não ficam chocas e produzem uma quantidade maior de ovos.

Escusado será dizer que para que a galinha consiga chocar os ovos correctamente e aconteça o pretendido, o ovo tem de estar fertilizado/”galado”. As galinhas da raça Rhode Island Red, Plymouth Rocks e Orpingtons são boas chocadeiras.

Algumas medidas simples poderão ser tomadas para evitar o choco, tais como: impedir o pernoite das aves no ninho, colher os ovos várias vezes ao dia, para impedir o seu acúmulo, evitar a redução do fotoperíodo.

Quanto tempo leva para uma galinha chocar um ovo

21 dias
No início, a galinha senta-se em cima dos ovos, durante 21 dias, para os chocar. Depois de sair o pinto, é muito pequeno e vai levar 2 meses até conseguir andar com segurança e sem muita ajuda da galinha. Durante estes 2 meses, muitos pintos morrem por causa da fome, do frio e dos predadores.A Galinha, em média, bota um ovo a cada 25 horas e cerca de 280 ovos por ano. Nem de todos os ovos nascem um pintinho. A galinha precisa cruzar com o Galo para chocar os ovos fecundados.Trata-se apenas de um termo convencionado para designar que o produto é originário de cruzamento entre raças ou linhagens diferentes, mas que pertencem à mesma espécie. Portanto, as aves são férteis e podem produzir novas gerações.

Pesquisador da Embrapa diz que erros dos produtores podem levar o ovo fecundado às prateleiras dos mercados, mas a diferença entre esses ovos é apenas comercial. Entenda também como é a produção de ovo.

O que faz a galinha ficar choca

O choco é uma reação típica da galinha logo após a postura dos ovos, quando a fêmea se prepara para aquecê-los e dar continuidade ao desenvolvimento dos pintinhos. Durante aproximadamente 21 dias, as aves chocas reduzem a postura até cessá-la de vez.Rhode Island Red
A raça de galinha Rhode Island Red é uma das mais produzidas no mundo, sendo grande produtora de carne e ovos (até 260 ovos por ano). No Brasil, ela é uma das preferidas dos avicultores, pois garante boa lucratividade ao produtor.No início, a galinha senta-se em cima dos ovos, durante 21 dias, para os chocar. Depois de sair o pinto, é muito pequeno e vai levar 2 meses até conseguir andar com segurança e sem muita ajuda da galinha. Durante estes 2 meses, muitos pintos morrem por causa da fome, do frio e dos predadores.

Uma galinha produz, em média, 256 ovos durante um ano, sendo que ela pode se manter pondo ovos de cinco a seis anos, em seu processo de vida normal, sendo completamente saudável.

"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.

Elas alteram também a rotina de alimentação, não saindo dos ninhos nem para comer ou beber água, ficando mais fracas.

Qual é o melhor tipo de galinha

De acordo com a finalidade da criação, é possível determinar algumas raças que apresentam resultados mais satisfatórios aos avicultores

  • – Isa Brown.
  • Galinhas de corte (ou de abate)
  • – Pescoço Pelado Vermelho.
  • – Pesadão Vermelho.
  • – Carijó/Pedrês.
  • Galinhas para melhoramento de plantel.
  • – Índio Gigante.
  • – Gigante Negro de Jersey.

As características físicas usadas para distinguir as raças de galinha são tamanho, cor da plumagem, tipo de crista, cor da pele, número de dedos, quantidade de franjas, cores dos ovos, e lugar de origem.Ovos rachados ou com casca irregular podem atrapalhar o processo de incubação. Ovos muito grandes ou pequenos demais também diminuem as chances do procedimento dar certo.