Qual a diferença entre soberba e arrogância? Verifique isto – O que é uma pessoa arrogante e soberba
Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expertem vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.Você já ouviu falar em soberba Basicamente, essa palavra é atribuída às pessoas arrogantes e prepotentes, ou seja, a quem falta humildade. Refere-se àqueles que se colocam em posição de superioridade diante dos demais, como se não errassem ou como se tivessem qualidades melhores e mais abundantes do que os outros.
descobrimos que há dois tipos diferentes de orgulho, o hubrístico e o autêntico. Esse último está ligado à autoconfiança, ao pensamento positivo e ao ganho de conhecimento. É o tipo de orgulho que as pessoas sentem quando trabalham duro para conseguir fazer algo", disse ao Correio.
A soberba é um sentimento de superioridade, arrogância. O fruto da soberba faz com que achemos que somos melhores do que os outros e até mesmo melhores que Deus. A soberba é cega e enganadora, a insensatez e a falta de humildade nos afasta de Deus e nos leva ao abismo.
O que é soberba exemplo
substantivo feminino Sentimento de superioridade em relação a outra pessoa; orgulho, altivez, arrogância, presunção. [Pejorativo] Comportamento da pessoa arrogante, presunçosa; prepotência. Sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior; elevação, sobranceria.Orgulho manifestado por meio de ações, modos e palavras (#/RA Is 13.11; Jd 1.16).“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.
Há áreas específicas do cérebro, no córtex pré-frontal, associadas ao comportamento soberbo. Por fim, além das origens genéticas e evolutivas, também é importante ressaltar que há uma importante interferência do meio no desenvolvimento dessa característica.
O que a soberba pode causar
A soberba pode levar pessoas a cometerem atos considerados como assédio moral, que podem prejudicar a saúde mental das vítimas. É um assunto sério que não deve ser ignorado.A soberba manobra o coração do adúltero; o orgulho comanda as intenções do mentiroso; a altivez dirige a vida do ladrão. Mas não se engane, atente para o que diz as escrituras, o orgulho leva à destruição, e o espírito arrogante, à ruína.A Bíblia é muito clara ao mostrar que Deus resiste aos soberbos. O escritor de Provérbios diz que Deus detesta olhos altivos, e abomina aqueles que têm coração arrogante (Provérbios 6:17; 16:5). O mesmo livro de Provérbios ainda diz que a soberba causa contendas e leva à ruína (Provérbios 13:10; 16:18).
1 presunção, soberbia, altanadice, altanaria, altivez, arrogância, bazófia, embófia, empáfia, entono, jactância, orgulho, pedantismo, proa, sobrançaria, sobranceria, ufania, vaidade.
Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.
Tipos de arrogância
1. Arrogância individual – uma opinião inflada sobre as próprias habilidades, características ou realizações, em comparação com a verdade. 2. Arrogância comparativa – um ranking inflado das próprias habilidades, características ou realizações, em comparação com outras pessoas.
O que tem por trás da arrogância
Assim, é importante ressaltar que por trás da arrogância encontramos o narcisismo, formando um tipo de personalidade muito desgastante. Dizem frequentemente que o arrogante jamais reconhecerá seus “pecados”. Não fará isso porque seu nariz está tão perto do espelho que nem sequer pode ver a si mesmo.A graça vem quando há humildade, pois recebemos não por que merecemos, ela é bondade do Senhor para conosco. Aquilo que precisamos, mas não merecemos, recebemos pela graça. Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus.Orgulho manifestado por meio de ações, modos e palavras (#/RA Is 13.11; Jd 1.16).