Quais as camisas aposentadas da NBA? Verifique isto – O que é o 6 nas camisas da NBA
O número 6 será o primeira aposentado em toda a história da NBA. Liga fará outras homenagens ao longo da temporada. A National Basketball Association (NBA), liga estadunidense de basquete, decidiu aposentar um número em toda a franquia pela primeira vez na história.Wilt Chamberlain (13), Jerry West (44), Elgin Baylor (22), Kareem Abdul-Jabbar (33), Magic Johnson (32), James Worthy (42), Gail Goodrich (25), Jamaal Wilkes (52), Shaquille O'Neal (34) e agora Pau Gasol fecham a lista.
No Hall da Fama do Basquetebol, jogadores como Bill Russell, John Havlicek, Bob Cousy, Larry Bird e o treinador Red Auerbach fizeram história nos Celtics.
…
Boston Celtics | |
---|---|
Números retirados | 23 (00, 1, 2, 3, 5, 6, 10, 14, 15, 16, 17, 18, LOSCY, 19, 21, 22, 23, 24, 25, 31, 32, 33, 34, 35) |
Site oficial | celtics.com |
Casa Fora |
A 23 de Jordan, por exemplo, não é mais usada pelo Chicago Bulls, franquia na qual fez história, e pelo Miami Heat, que aposentou a camisa para honrar o legado do astro, apesar de nunca ter tido ele como jogador.
Porque LeBron não usa 23
O astro deixa a 23, uma homenagem a Michael Jordan, e volta com a numeração de seus tempos de Miami Heat, onde conquistou dois títulos da NBA em quatro temporadas. A camisa 6 já será a utilizada no filme Space Jam: Um Novo Legado, previsto para estrear no dia 15 de julho nos cinemas brasileiros.Michael Jordan – 23 e 45
Quando ele e o irmão ficaram no mesmo time no colégio, Jordan precisou escolher outro número. Ele então dividiu 45 por 2 (22,5), e arredondou o resultado para 23. O número ficou e ele se tornou uma lenda do basquete com ela.Kobe adotou o apelido “Black Mamba” em 2003, depois de assistir a “Kill Bill”. No filme, “Black Mamba” é o codinome de Beatrix Kiddo (Uma Thurman), personagem cuja agilidade e crueldade encantaram Kobe. Ele, então, pesquisou sobre a mamba negra (tradução de “black mamba”), cobra extremamente venenosa.
Birmingham Barons 1994 (45)
Quando Jordan trocou o basquete pelo beisebol, ele viu como um novo começo e não queria que sua carreira no beisebol fosse associada ao número 23. Portanto, Jordan decidiu usar o número 45 para representar este novo capítulo.
Por que LeBron usa camisa 6
A escolha é uma forma de homenagear um outro ídolo seu: Julius Erving, conhecido como "Dr. J". LeBron James adotou a camisa 6 na NBA depois que o proibiram de utilizar a 23 no Heat. A razão é que a franquia aposentou o número por causa de Jordan, que nunca jogou pela equipe.A equipe de Boston aposentou a camisa número 24 que ele usava em 1969, ano em que o ex-armador parou de jogar. "Sam Jones foi um dos arremessadores mais talentosos, versáteis e decisivos das equipes mais bem-sucedidas e dominantes da história da NBA", indicou o comunicado dos Celtics.Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Kaká, foi o cara do clube italiano na temporada 2006/2007. Graças ao brasiliense, o time rossonero conquistou a Liga dos Campeões da Europa. Foi o artilheiro isolado do torneio continental com 10 gols. Portanto, em 2022, não desprezem a camisa 22.
LeBron James anunciou nesta segunda-feira que mudará oficialmente o número utilizado no Los Angeles Lakers. Antes com a 23, o atleta passará a utilizar a camisa de número 6, a mesma usada por ele em sua passagem no Miami Heat e no filme Space Jam 2, no qual atua, que será lançado em julho deste ano.
LeBron James adotou a camisa 6 na NBA depois que o proibiram de utilizar a 23 no Heat. A razão é que a franquia aposentou o número por causa de Jordan, que nunca jogou pela equipe.
Ronaldo
O diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, anunciou nesta quarta-feira que Ronaldo usará a partir de 1. ° de setembro (aniversário do clube) a camisa número 99, a mesma que utilizou em sua passagem pelo o Milan, justamente para comemorar os anos de existência da equipe paulista.
Tem mamba no Brasil
A mamba-verde-ocidental é encontrada tanto na África, como em algumas regiões no Brasil.Kobe Bryant tem 13.319 arremessos errados em sua carreira. O líder dessa estatística, contando apenas jogos de temporada regular, é John Havlicek, ídolo do Boston Celtics nas décadas de 60 e 70, que "amassou o aro" 13.417 vezes.Jordan disse: Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.