É possível dormir 6 horas por dia? Verifique isto – Faz mal dormir apenas 6 horas


Dormir menos de 6 horas por noite aumenta o risco de demência em 30%, diz estudo. Se você está dormindo cerca de seis horas ou menos por noite, está preparando seu cérebro para falhas no futuro, segundo estudo publicado nesta terça-feira (20) na revista Nature Communications.9 horas
Em média, uma pessoa adulta precisa dormir entre 7 e 9 horas por dia. Por adulto, entenda-se pessoas entre 18 e 64 anos.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Dicas para quem precisa conseguir mais horas de sono

  1. Adiante a sua rotina de higiene do sono;
  2. Vá para a cama 15 minutos mais cedo;
  3. Quando se acostumar a esses 15 minutos, repita o processo;
  4. Faça quantas vezes forem necessárias para chegar no seu horário de sono ideal.

É melhor dormir 3 horas ou nada

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.Os CEOS que os pesquisadores de Harvard entrevistaram dormem, em média, 6,9 horas. Musk, por exemplo, apesar de trabalhar muito, dorme seis horas por noite e afirma que passa um tempo de qualidade com sua família.Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

É ruim dormir picado

Você sabia que acordar algumas vezes durante a noite pode fazer mais do que apenas deixá-lo cansado e mal humorado O chamado sono interrompido pode aumentar as chances de morrer prematuramente de doença cardíaca ou de qualquer outra causa.O sono polifásico é um padrão de sono alternativo em que tempo de sono é dividido por vários cochilos de cerca de 20 minutos ao longo do dia, reduzindo o tempo de descanso para 2 horas por dia, sem causar danos para a saúde.Da Vinci, por exemplo, dormia 20 minutos a cada quatro horas, explicam os seus biógrafos. Já Cristiano Ronaldo dorme de cinco a seis ciclos de 90 minutos por dia, todos muito bem cronometrados.

Ele preferia ter apenas duas horas de sono por dia. Além do hábito de dormir muito pouco, Tesla curvava os dedos do pé 100 vezes antes de deitar, porque acreditava que isso estimulava as células cerebrais.

Dá uma olhada nesta lista e veja o quanto essas pessoas dormem: > Bill Gates, da Microsoft: 7h por noite, de 0h às 7h.

O arquinimigo de Tesla, Thomas Edison, não queria ficar para trás. Ele acreditava que dormir era uma perda de tempo e também era adepto do sono polifásico, nome que ficou conhecido o hábito de tirar pequenos cochilos equidistantes de tempos em tempos.

Pode dormir apenas 7 horas por dia

A conclusão é de que adulto saudável deve dormir, diariamente, entre 7 horas e 7 horas e meia1. No entanto, apesar de não parecer tanto tempo assim, muitas pessoas costumam dormir bem menos do que isso.De acordo com o otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono do Hospital Edmundo Vasconcelos, Fernando Oto Balieiro, esse costume, classificado como padrão polifásico- por ser composto por períodos de sono curtos e distribuídos ao longo do dia, não é aconselhável.Dormir após a meia noite representa o maior risco, segundo a pesquisa. Pessoas que dormem neste horário ou mais tarde tiveram um risco 25% maior de desenvolver doenças cardiovasculares.