Porque na Ásia usam hashi? Verifique isto – É verdade que japonês só come com hashi
Os hashis são usados em praticamente todas as refeições da cozinha japonesa, com pequenas exceções para algumas sobremesas que envolvem o uso da colher ou pratos ocidentais que se valem de garfos e facas. Em geral, os pratos japoneses são preparados e servidos para que os hashis possam ser os únicos talheres usados.Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.
Kuàizi: a nomenclatura chinesa
Você provavelmente os conhece como “Hashi” ou simplesmente “pauzinhos”, pois, devido à influência do Japão na nossa cultura a denominação trazida pelos japoneses é mais comum por aqui.
Ao invés de utilizar talheres como garfos e facas, é comum você ver orientais utilizando o Hashi na hora das refeições.
…
Quais as gafes que devemos evitar ao usar o HASHI
- Nunca cruze o hashi;
- Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
- Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;
Por que o hashi foi criado
Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.saiba mais. "Além disso, não se pode espetar os hashis na comida, porque normalmente quando alguém morre, costumamos oferecer o arroz na tigela bem cheinha, com o hashi espetado no meio da comida", explica. Outra dica importante: nunca encha a tigelinha de arroz até a borda.saiba mais. "Além disso, não se pode espetar os hashis na comida, porque normalmente quando alguém morre, costumamos oferecer o arroz na tigela bem cheinha, com o hashi espetado no meio da comida", explica. Outra dica importante: nunca encha a tigelinha de arroz até a borda.
Por que comer o peixe cru
No mundo gastronômico japonês há um velho ditado que diz: “o peixe deve ser saboreado cru, depois assado e por final, cozido.” Certamente nem todos concordam com essas palavras. Mas, segundo esse ditado, comer o peixe cru é a melhor, senão a mais apetitosa, forma de saborear a carne do peixe.
O que substitui o hashi
Com material biodegradável, o talher é perfeito para substituir aqueles hashis descartáveis que acompanham as marmitas orientais nas lojas e restaurantes.O bambu possui um bactericida natural em suas fibras, uma propriedade natural que inibe e combate as bactérias. Características: É lavável – pode ser lavado na máquina de lavar louça, sendo extremamente simples de limpar.Chamados kuai-tzu, os pauzinhos acabaram sendo levados por chineses também para o Japão, por volta do século VII, onde ganharam o nome de hashi. No início, os japoneses utilizavam o hashi somente para oferecer alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras para tocar a comida dos deuses.
Comumente, os pratos da culinária japonesa são feitos com base em alimentos naturais e saudáveis, como os vegetais e peixe. Mais de 60% da população japonesa está dentro do peso ideal, isso porque o hábito alimentar no Japão, de modo geral, é saudável por questões culturais.
Os palitinhos na Coreia são 젓가락, ou 'Cheot-garak'. Em uma típica refeição coreana é utilizado um par de palitos de metal e uma colher larga, também de metal, eles sempre ficam ao lado da mão direita.
Também conhecido como “pauzinhos” ou “palitinhos”, o hashi – a pronúncia correta é “háshi”, e não “hashí” – nada mais é do que um par de varetas utilizado nas refeições não só do Japão, mas também de outros países do extremo Oriente, como a China, a Coreia e o Vietnã.
Por que os japoneses se curvam para cumprimentar
A principal função da reverência japonesa é demonstrar respeito pelo outro. Cada vez que um japonês se curva para você, ele o faz com algum propósito, como mostrar respeito, agradecer por algo, pedir um favor ou simplesmente se desculpar.Ela é feita para acomodar pessoas sentadas, não deitadas. O ideal é que se possa ficar imerso na água até o pescoço. Antes de entrar, é preciso se lavar meticulosamente, pois a água do furô não se descarta a cada pessoa que usa.E por aqui a gente tem vários tipos: feijão preto, branco, manteiga, vermelho, carioquinha… Mas você já conhece o feijão azuki Originário do Japão e trazido para cá pelos imigrantes japoneses no início do século XX, essa é uma leguminosa selvagem, isto é, uma semente que não precisa ser semeada.