Por que está calor no inverno 2022? Verifique isto – Porque o inverno de 2022 está quente


Segundo projeções de meteorologistas do instituto MetSul, os dias mais quentes que o habitual devem continuar até o final do mês, sem presença de frentes frias intensas e duradouras. Isso ocorre devido a uma junção de fenômenos, que estão mantendo o as temperaturas acima do habitual.Este é início astronômico da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília.

A última onda de frio foi uma das mais intensas a atingir o centro-sul do Brasil neste ano de 2022. Houve registro de geada por amplas áreas, neve no Sul e muitos recordes de temperatura em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para José Marengo, a explicação é o aquecimento global. “É o aquecimento global que torna o clima muito mais variável. As projeções mostram grandes áreas do mundo com aumento na frequência do calor. Existe um aumento de eventos de chuvas extremas, em que o volume de um mês inteiro cai em apenas um ou dois dias”.

Vai ter inverno rigoroso em 2022

Modelos de clima, como enfatizado, podem antecipar meses mais frios ou quentes, mas mascaram eventos extremo de frio em meses de temperatura perto ou acima da média. Com base nas múltiplas variáveis e análogos, contudo, o risco de episódios potentes de ar polar é maior em 2022 que na maioria dos anos.O inverno começa em 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro. Esta estação, que vem depois do outono e antes da primavera, é a mais fria do ano, além de que os períodos de sol mais curtos e as noites mais longas.Cientistas estão certos de que o aquecimento global, provocado pela atividade industrial e emissões de gases do efeito estufa, está tornando cada onda de calor mais intensa e mais provável. As mudanças climáticas transformam o que antes seria um calor excepcional em condições frequentes.

Maio entre os mais gelados
Esse cenário deixou maio de 2022 entre os sete mais gelados da série histórica do Cepagri, considerando as temperaturas mínimas médias desde 1989.

Vai esfriar em agosto 2022

Oitavo mês do ano foi marcado por calor, chuva, frio, geadas e até neve. Ao longo do mês de agosto de 2022, o centro-sul do Brasil naturalmente sentiu mais as ondas de frio.Há uma relação muito forte entre o processo histórico de industrialização, o aumento de gases de efeito estufa nas últimas décadas, o aumento da temperatura média da Terra e o aumento de fenómenos meteorológicos extremos como as ondas de calor.O verão no Hemisfério Sul começa nesta terça-feira (21), a partir das 12h59 (horário de Brasília). A estação é caracterizada por dias mais longos e noites mais curtas, e segue até o dia 20 de março de 2022, às 12h33.

O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.

20 de julho
Não há mudanças previstas nessas áreas pelo menos até o dia 10 de julho. A partir dessa data, algumas nuvens de chuva devem começar a aparecer na região Sul. Já a próxima onda de frio está prevista para cerca de 20 de julho. Também há previsão para outro período de frio mais intenso em agosto.

Porque tem gente que não sente frio

"O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner. Outro fator que amplia as taxas metabólicas de repouso é a ingestão de proteínas.As três palavras existem na língua portuguesa e estão corretas: friorento, friento e friolento. São adjetivos e palavras sinônimas que se referem a uma pessoa que sente mais frio do que os outros ou a um lugar onde faz muito frio. A palavra friorento é a mais utilizada e a socialmente mais aceite.Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.