O que é Peer Instruction? Verifique isto – O que é uma sala de aula invertida


Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.Instrução entre Pares [Peer Instruction] O processo de ensino e aprendizagem se baseia no debate e cooperação entre alunos, motivados por questões conceituais. A técnica permite a interação em sala de aula e que a progressão do conteúdo seja determinada pela compreensão e desempenho dos alunos.

A metodologia Peer Instruction tem como principal objetivo tornar as aulas mais interativas, distanciando-se assim do ensino tradicional, no qual os alunos, em geral, assumem uma postura passiva em sala de aula.

A aprendizagem entre pares (ou times), também conhecida como peer instruction ou team based learning, é uma metodologia ativa que incentiva o debate e a reflexão em conjunto. Para isso, a turma de alunos é dividida entre pares ou grupos com o objetivo de gerar a troca de ideias sobre o conteúdo estudado.

O que seria uma aula expositiva

A aula expositiva é um modelo de aula criticado por muitos teóricos que as concebem como um modo arcaico de ensino, onde eles a veem apenas como uma forma de transmissão do conteúdo pelo professor e onde os alunos se tornam apenas sujeitos passivos da interação.O ensino híbrido é uma abordagem que considera que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar, considerando a personalização como fio condutor.13 tipos de metodologias ativas de aprendizagem

  1. Gamificação.
  2. Design thinking.
  3. Cultura maker.
  4. Aprendizado por problemas.
  5. Estudo de casos.
  6. Aprendizado por projetos.
  7. Sala de aula invertida.
  8. Seminários e discussões.

Um Par Educativo pode ser compreendido como uma unidade didática de compreensão da vinculação estabelecida entre as relações de aprendizagem, sendo composta por alguém que ensina e representa o elo com a aprendizagem e alguém que aprende.

Quais são os desafios em sala de aula

Quais são os maiores desafios de ser professor nos dias atuais

  • Alunos completamente conectados.
  • Dificuldade de engajamento.
  • Diferentes perfis em sala.
  • Necessidade de diversificar as atividades.
  • Adaptação a diferentes formas de ensino.
  • Desvalorização da profissão.
  • Paciência.
  • Empatia.

Os benefícios da educação baseada em projetos
Esse formato deve criar condições favoráveis ​​para dar sentido à aprendizagem, engajar cognitivamente os alunos a se questionarem sobre o que estão aprendendo e a buscar soluções criativas. Além disso, proporciona diversas possibilidades dentro da sala de aula.Os 9 passos para a aplicação da Peer Instruction, segundo Eric Mazur: O professor apresentará um conteúdo, para que os alunos leiam antes da aula (pode ser uma lição de casa); Os alunos virão preparados para a aula, e assim que começar, os alunos responderão as questões dirigidas sobre o conteúdo estudado previamente.

Para aplicar a aprendizagem entre pares com os alunos, o professor deve organizar a turma em pares. Essa divisão não pode ser feita de forma aleatória, pois a dupla de estudantes deve ter habilidades e competências que se complementam, ou seja, de modo que possam ensinar um ao outro.

A aula assíncrona é o termo usado para se referir às aulas gravadas pelo professor com a explicação de uma matéria. Nesse tipo de aula não existe a possibilidade do aluno interagir em tempo real ou tirar dúvidas sobre a explicação com o professor. A pandemia acelerou muitas mudanças na área da Educação como um todo.

Na aula magistral, o professor, que geralmente é um especialista de renome, discorre sobre o tema proposto, oferecendo uma visão mais ampla sobre o assunto.

Quais são os 5 tipos de ensino híbrido

Além disso, conheça quais os 5 tipos de ensino híbrido na pandemia, como sala de aula invertida, flex, laboratório rotacional, à la carte e rotação por estações.Quais são os princípios das metodologias ativas Entre os princípios que norteiam as metodologias ativas de aprendizagem, estão: problematização da realidade, trabalho colaborativo (em equipe) e professor assumindo um papel de mediador, ou facilitador, do processo de ensino-aprendizagem.Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.