O que mais irrita um borderline? Verifique isto – O que irrita um borderline
Medo de rejeição: A rejeição ou ameaça de rejeição é experienciada como insuportável, a pessoa vive em função do outro para preencher um vazio constante, que costuma sentir, portanto, faz de tudo para evitar ser rejeitada.Como a pessoa com transtorno de personalidade borderline não gosta de ficar sozinha, o esforço que ela faz para evitar o abandono aparece em forma de crises, como tentativas suicidas, despertando no outro o sentimento de resgate e cuidado com ele.
6. O relacionamento pode ser ainda mais complicado com uma “Pessoa preferida”. É comum que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline tenha uma pessoa pela qual desenvolvem absoluta adoração e entrega, além de passar a se espelhar nessa pessoa.
A possibilidade de sentirem uma rejeição, separação ou perda de algo externo provoca nestes indivíduos alterações profundas quanto à sua auto imagem, afetos, cognição e até mesmo comportamentos. Vivem intensamente medos de abandono e uma raiva inapropriada face a breves separações, ou pequenas mudanças.
Quem tem borderline é manipulador
Quem sofre de transtorno de borderlyne é manipulador Olá! Não diretamente, mas pode manipular o outro devido sua fragilidade e intensidade, por sentir extremo medo de se sentir abandonado acaba indo a extremos. Os amigos, parceiros e familiares muitas vezes se sentem coagidos a agir como o borderô quer.Eventos aparentemente comuns podem desencadear sintomas. Por exemplo, as pessoas com Síndrome de Borderline podem sentir-se irritadas e angustiadas por pequenas separações – como férias, viagens de negócios ou mudanças bruscas de planos – de pessoas a quem se sentem próximas.As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância. Por isso, o auge das crises é a adolescência e a juventude, com tendência de diminuição a partir da fase adulta.
Hábitos de vida saudável. Em conjunto com a psicoterapia e medicação, hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de exercício físico podem ajudar a aliviar alguns sintomas da perturbação borderline. Ter hobbies também é importante, uma vez que são atividades que não sendo terapias são terapêuticas.
Como a pessoa com borderline se enxerga
A instabilidade emocional do indivíduo com Borderline se mostra, principalmente, nas relações interpessoais — ele costuma apresentar uma hiper-reatividade afetiva, ou seja, enxerga situações boas ou positivas como ótimas, e as ruins ou negativas como catastróficas.De acordo com o especialista, o distúrbio está diretamente associado a um outro sério problema psíquico: o transtorno borderline. Algumas pessoas são dependentes de álcool e drogas. Outras, de jogo. Há, também, aquelas cujo vício são os relacionamentos.Tratamento da síndrome de borderline
Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor. Por sua vez, os antipsicóticos combatem os comportamentos compulsivos e autodestrutivos, além de prevenir eventuais sintomas dissociativos.
Por não serem bem compreendidas, e pelo fato do transtorno provocar mudanças bruscas no comportamento – em muitos casos, provocando a agressividade e o desequilíbrio emocional -, essas pessoas costumam enfrentar períodos de solidão intensos. Se isolam socialmente, o que pode acabar prejudicando até a vida profissional.
Dificuldades para confiar. Quem tem essa síndrome nem sempre consegue confiar em pessoas próximas. Geralmente esse comportamento é acompanhado do medo em relação às verdadeiras intenções dos outros. Outros sintomas incluem a automutilação e a ideação/ameaça suicida.
O transtorno de personalidade borderline requer cuidado e atenção, pois o paciente tende a reproduzir alguns comportamentos nocivos e de manipulação, inclusive na presença do psicólogo, reagindo com instabilidade, alternância no humor, idealização do profissional e oscilações entre a expressão de amor e ódio.
Quem tem borderline sofre
Pessoas com Borderline tendem a sofrer grande instabilidade emocional e afetiva, sentimentos intensos e extremos. Eles são o famoso 8 ou 80. Além disso, elas se relacionam de forma muito intensa, instável e até caótica. Ou seja, o convívio com essas pessoas pode ser muito difícil.5 CELEBRIDADES COM TRANSTORNO BORDERLINE:
- Princesa Diana (Lady Di) A Princesa Diana foi diagnosticada com Transtorno de personalidade limítrofe (TPL), o Borderline, após a sua morte.
- Marilyn Monroe.
- Amy Winehouse.
- Jeffrey Dahmer.
- Raissa Barbosa.
O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.