O que deixa menos inteligente? Verifique isto – O que nos deixa menos inteligente
O uso excessivo de internet pode deixar as pessoas menos inteligentes e com menos foco e memória. A conclusão é do neurocientista Fabiano de Abreu e foi publicada em artigo veiculado na revista científica Ciencia Latina.Todos nós perdemos QI naturalmente à medida que envelhecemos – a inteligência fluida atinge seu pico aos 14 anos e depois diminui gradualmente a partir daí. Felizmente, a inteligência cristalizada – as habilidades e os conhecimentos que aprendemos – aumenta para a meia-idade, equilibrando a perda até o envelhecimento.
-Podemos classificar como menos inteligentes animais simples, que não têm cérebro, como várias espécies de invertebrados. Por exemplo, esponjas-do-mar e pepinos-do-mar. Os mais inteligentes são os mamíferos, como macacos, golfinhos e humanos.
Leia muito
A leitura é a maneira mais fácil de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda no aumento do vocabulário e também em seu uso de modo mais prático, com exemplos corretos do uso gramatical e de frases bem escritas. Outro benefício são as conexões gerais entre a literatura e a vida real.
Por que pessoas preguiçosas são mais inteligentes
Uma das possíveis explicações é que, segundo pesquisas anteriores, pessoas com baixa necessidade de cognição se entendiam mais facilmente. Com isso, elas tendem a mudar mais de ambiente para conseguirem variar os estímulos que recebem. Já os CDFs clássicos conseguem se distrair internamente por mais tempo.Se você tem um QI mais alto e sente-se mais solitário do que o resto das pessoas, isso não é piração sua. De acordo com um novo estudo publicado no British Journal of Psychology, descobriram que as relações sociais podem criar um problema para as pessoas inteligentes, deixando-as muito mais sozinhas.A equipe de pesquisa, liderada por Uwe Sunde, professor de economia da Universidade Ludwig Maximilian, localizada em Munique, Alemanha, concluiu que os humanos atingem seu pico cognitivo por volta dos 35 anos de idade. Após esse apogeu, as habilidades cognitivas tendem a abaixar após os 45 anos.
As vitaminas do complexo B podem ser consumidas através de alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. A vitamina C é uma grande ajuda para melhorar ou aumentar a agilidade mental. Ela pode funcionar como um neuromodulador natural no sistema nervoso.
Porque pessoas inteligentes se irritam facilmente
De acordo com o estudo, isso acontece pois quanto mais inteligente, maior é seu nível de consciência sobre o que acontece ao seu redor. Assim, reagem mais sobre o que acontece no ambiente em que vivem, desencadeando em hiperatividade do sistema nervoso central.Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!Existem pessoas que carregam consigo a crença de que, para ser inteligente, é preciso nascer assim. Com isso, acham que não é possível se tornar inteligente, o que não é verdade. Embora o conceito de inteligência seja um tanto quanto amplo, especialistas afirmam que é possível treinar o cérebro e desenvolvê-lo.
Indivíduos mais inteligentes experimentam menor satisfação com a vida com socialização mais frequente com amigos. Ou seja, quanto mais inteligente, maior a tendência a ser infeliz em meio a um grande grupo. O estudo também revela que pessoas mais inteligentes acreditam se beneficiar menos das amizades.
Pessoas com QI alto costumam analisar continuamente os acontecimentos de sua vida. Aos poucos, torna-se mais estressante para elas, porque muitas vezes as conclusões estão cheias de perigo, decepções e, em sua cabeça, ocorrem verdadeiros dilemas.
A culpa deve ser atribuída, sobretudo, aos atuais modelos e cânones de celebridade que contribuem para bloquear os jovens, afastando-os do sucesso acadêmico.
Quanto mais inteligente mais depressivo
A ruminação prediz a cronicidade de transtornos depressivos e sintomas de ansiedade, incluindo o início dos novos. Com isso, demonstrou-se que um estilo cognitivo altamente ruminativo está associado ao aumento da vulnerabilidade à depressão maior e contribui para a gravidade dos sintomas.Caio Temponi
Detentor de várias conquistas acadêmicas, Caio Temponi foi aceito no seleto grupo de sociedade de alto QI. Aos 14 anos, o estudante Caio Temponi é o mais jovem brasileiro a ser aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo.Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI.