O que é burnout no trabalho? Verifique isto – Quais os 3 pilares da Síndrome de Burnout


A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional.O que a Síndrome de Burnout pode causar Burnout pode causar sentimentos de fracasso e exaustão, incluindo sintomas psíquicos e físicos, como déficit de concentração, baixa autoestima, pessimismo, alterações de humor, sensação de desesperança, dor de cabeça e insônia.

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por um profissional especialista, após uma análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma de tratamento, conforme cada caso.

No caso da Síndrome de Burnout, esse distúrbio profissional poderá deixar você incapaz de exercer suas atividades laborais por um certo tempo. Então, o auxílio-doença será pago para a maioria dos segurados que ficarem afastados do trabalho por mais de 15 dias (consecutivos ou dentro de um período de 60 dias).

Como se comporta uma pessoa com Burnout

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.Como provar a síndrome de burnout é algo que ainda gera muitas dúvidas e faz com que as pessoas desistam de ir atrás dos seus direitos.

Para provar a síndrome de burnout, você vai precisar de documentos médicos como:

  1. Atestados;
  2. Laudos;
  3. Relatórios;
  4. Declarações;
  5. Receitas.

A síndrome de burnout costuma ter três principais características: exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação da redução da capacidade profissional. Em outras palavras, se você está se sentindo exausto, incapaz e odeia o que faz, alerta vermelho: pode ser preciso procurar ajuda.

Como provar a síndrome de burnout é algo que ainda gera muitas dúvidas e faz com que as pessoas desistam de ir atrás dos seus direitos.

Para provar a síndrome de burnout, você vai precisar de documentos médicos como:

  1. Atestados;
  2. Laudos;
  3. Relatórios;
  4. Declarações;
  5. Receitas.

Como é uma crise de Burnout

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.Quanto tempo dura um Burnout Não há um tempo definido para a duração do Burnout, pois essa condição está diretamente relacionada às condições de trabalho do indivíduo.Diagnóstico de burnout
O diagnóstico é basicamente clínico e leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Como provar a síndrome de burnout é algo que ainda gera muitas dúvidas e faz com que as pessoas desistam de ir atrás dos seus direitos.

Para provar a síndrome de burnout, você vai precisar de documentos médicos como:

  1. Atestados;
  2. Laudos;
  3. Relatórios;
  4. Declarações;
  5. Receitas.

Confira abaixo as profissões mais acometidas pelo Burnout:

  • profissionais da saúde em geral, principalmente médicos e enfermeiros.
  • jornalistas.
  • advogados.
  • professores.
  • psicólogos.
  • policiais.
  • bombeiros.
  • carcereiros.

Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.

Estou com burnout o que fazer

Tratamento do burnout
O tratamento da síndrome de burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.A pessoa acaba sendo levada ao seu limite, físico e/ou emocional, sentindo-se extremamente cansada, desmotivada e esgotada. Não é difícil encontrar pessoas que, junto com o Distúrbio de Burnout, sofram também de depressão, do uso excessivo de medicamentos e insônia.Sintomas do burnout

  1. Ausências no trabalho;
  2. Agressividade;
  3. Isolamento;
  4. Mudanças bruscas de humor;
  5. Irritabilidade;
  6. Dificuldade de concentração;
  7. Lapsos de memória;
  8. Ansiedade;