É melhor fazer check-in online ou no aeroporto? Verifique isto – É melhor fazer o check-in pela internet ou no aeroporto
O check- online é fortemente recomendado, pois com ele você economizará um tempo que seria gasto com filas e atendimento. Para realiza-lo basta ter, em geral, o número do seu localizador – código que a companhia passa assim que é comprada a passagem -, do CPF ou do RG.Check-in eletrônico ou online
Esse método é feito por meio dos sites ou aplicativos para celular das companhias aéreas. Se o passageiro tiver bagagem para despachar, poderá fazer isso numa fila específica, que costuma ser mais rápida que as demais. Se não tiver, poderá seguir direto para a sala de embarque.
As únicas diferenças são quanto à antecedência com que se pode fazer o check-in (que depende de cada empresa) e ao documento a ser apresentado, que nesse caso será o passaporte, além do visto de entrada no país de destino, a depender da sua viagem.
O cartão de embarque eletrônico contém todos os dados do voo do cliente em um código de barras que será escaneado no momento do embarque no aeroporto. Portanto, o passageiro não precisa imprimir o cartão de embarque.
O que fazer no aeroporto depois do check-in online
Depois do check-in, você recebe seu cartão de embarque, confirmando os principais dados do voo, como horário e portão de embarque. Em seguida, você deve despachar suas malas nos guichês da companhia: elas serão pesadas e identificadas.Não é preciso fazer novo check in
Quando isso ocorre, basta desembarcar do avião e seguir em direção ao novo embarque. É usual receber a informação sobre o voos de conexão quando o desembarque está próximo, ainda dentro do avião.Depois do check-in, você recebe seu cartão de embarque, confirmando os principais dados do voo, como horário e portão de embarque. Em seguida, você deve despachar suas malas nos guichês da companhia: elas serão pesadas e identificadas.
Fazer check-in antes de embarcar em um voo comercial é obrigatório em todos os aeroportos do país e do mundo, seja de forma presencial ou eletrônica.
Quanto tempo libera o check-in online
48 horas
A maioria das empresas libera o check-in online a partir de 48 horas antes do embarque.Prepare documentos – o passaporte, RG ou carteira de motorista, o código da reserva eletrônica ou uma passagem de papel (se tiver). No check-in serão solicitados os documentos mencionados e você entregará a bagagem para ser pesada e despachada para o porão da aeronave.As formas disponíveis para fazer check-in dependem da companhia aérea. Quase todas oferecem o serviço pelo site e muitas têm um aplicativo, que além do check-in permite que você embarque sem ter que imprimir nada, apenas mostrando o código na tela do celular.
A Azul anunciou nesta 4ª feira (17. nov. 2021) que passará a fazer check-in de voos por WhatsApp. O serviço é voltado para clientes que não fizeram a confirmação da viagem até 3 horas antes da decolagem.
Voos nacionais e internacionais: check-in disponível a partir de 48 horas até 1 hora antes do voo; Voos para os Estados Unidos operados pela GOL: check-in disponível a partir de 24 horas até 1h antes do voo.
Agora o procedimento será encerrado com até 1 hora de antecedência do voo e, por isso, você precisa chegar ao aeroporto mais cedo. Atendimento online: disponível entre 48 horas e 1 hora antes do voo. Check-in presencial: disponível entre 3 horas e 1 hora antes do voo.
Quanto tempo antes posso fazer o check-in presencial
Check-in presencial: disponível entre 3 horas e 1 hora antes do voo. Atendimento online: disponível entre 24 horas e 1 hora antes do voo.O atendimento de check-in no aeroporto está disponível a partir de 3 (três) horas e 1 (uma) hora antes do voo. Caso precise despachar bagagem, recomendamos que chegue com no mínimo 3 (três) horas de antecedência do seu voo para evitar filas e aglomerações.Horários do portão de embarque e balcão check-in
A maioria dos balcões de check-in abre entre duas a quatro horas antes do voo.