Como saber se um professor e bom? Verifique isto – Como saber se o professor é bom
O que é ser um bom professor
- Saber explicar bem os conteúdos.
- Propor diferentes atividades nas aulas.
- Conviver, respeitar o aluno e cuidar da sua individualidade.
- Acompanhar alunos com dificuldade de aprendizagem.
- Ser um mentor para os alunos descobrirem seus interesses e talentos.
Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor
Avaliação dos professores deve ser baseada em padrões profissionais associados com o ensino. A avaliação multifacetada deve incluir evidências da prática de ensino, da aprendizagem do aluno e das contribuições profissionais feitas.
(2012) citam características de um bom professor, que deve possuir domínio do conteúdo, ou seja, ter conhecimento e experiência, uma boa didática, capacidade de despertar o interesse. Um docente ideal também é aquele que é paciente, possui um bom relacionamento com os discentes e é disposto a ajudar.
Como age um bom professor
O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que …Convencionou-se designar de “mau professor” aquele que é, aparentemente, desleixado e irresponsável. Tachado de problemático, não participa dos planejamentos e adestramentos oficiais, falta, às vezes, e não se preocupa em seguir à risca os horários das aulas.O mau professor, ao contrário, é, em geral, um professor intolerante que reproduz, muitas vezes, consciente ou inconsciente, um modelo pedagógico rígido, reflexo de uma pedagogia intransigente e irracional. O mau professor é um professor mal formado para o ambiente escolar.
Quando o docente se põe no lugar também de aprendiz, tem a oportunidade de rever suas estratégias de ensino, favorecer a criatividade e a inovação de suas práticas pedagógicas, além de contribuir para que o próprio aluno também se avalie e regule suas aprendizagens.
Como elogiar um bom professor
Obrigada por me ensinar coisas que eu achei que nunca conseguiria compreender. A sua profissão é inspiradora e é um grande privilégio poder aprender com você! Professora: você me inspira a atingir meus objetivos e meus sonhos, mas ainda mais importante: você me inspira a ser mais parecida com você!Como implementar o acompanhamento pedagógico
- Sala de aula virtual, com interação professor/aluno para não parar suas aulas;
- Envio de atividades online, acompanhe quem abriu e resolveu as atividades e envie direto por WhatsApp;
Buscar sempre por capacitação e atualização. Como já falamos, entre as qualidades de um bom professor de educação infantil ou adulta, está a busca constante pelo conhecimento e por novidades nos mais variados âmbitos da cultura e sociedade.
- 1 – Tratar mal seus alunos.
- 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula.
- 3 – Não se atualizar.
- 4 – Não mostrar a importância do conteúdo.
- 5 – Não estabelecer objetivos.
Devido ao seu papel social, o professor carrega muito mais do que a atribuição de ensinar. Isso o leva a um estado de exaustão, muito estresse, ansiedade e muitas outras condições preocupantes de saúde mental, que acabam resultando em problemas em sua saúde física.
5 dicas para o professor evitar estresse e esgotamento
- 1 – Continue com sua “outra” vida. O balanço entre a vida pessoal e profissional é importante.
- 2 – Renove-se e saia da rotina.
- 3 – Cultive conexões.
- 4 – Se mantenha leve.
- 5 – Gestores, incluam o professor nas mudanças da escola.
O que irrita um professor
Ignorar as regras descaradamente é uma ótima maneira de irritar seu professor. Limite a quantidade de vezes que faz isso para evitar problemas maiores. Peça para usar o banheiro imediatamente após o início da aula ou assim que o sinal tocar. Peça para usar o banheiro no meio de uma explicação.Gosta de expor os seus alunos por causa dos seus fracassos e até mesmo de ridicularizá-los. Além disso, esse tipo de professor geralmente gera um mau comportamento no aluno, diminuindo assim a sua capacidade de aprendizado.Quanto ao perfil do professor é correto afirmar que os professores só poderão contribuir, de fato, para a conquista de maior qualidade no ensino se tiverem: I. Autonomia intelectual; II. Domínio dos conteúdos de ensino e de metodologias adequadas; III.