Como a Monkey Pox é transmitida? Verifique isto – Quais animais transmitem monkeypox
Atualmente, o CDC americano aponta que, além de seres humanos, a doença também pode afetar:
- Esquilos.
- Cães-da-pradaria.
- Marmotas.
- Chinchilas.
- Ratos de bolsa de Emin.
- Cachorros.
- Porcos-espinho.
- Musaranhos.
Quais sinais e sintomas a monkeypox causa
- Febre;
- Inchaço dos linfonodos;
- Erupções na pele ou mucosas;
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas;
- Dor muscular;
- Fadiga e falta de energia.
O contágio por contato próximo pode ocorrer, principalmente, por relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada, ou com fluidos corporais, como pus, sangue e saliva da pessoa doente.
Evitar contato íntimo e ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; Evitar beijar, abraçar, ou fazer sexo com alguém com Monkeypox; Higienizar as mãos com frequência; Não compartilhe: roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais e brinquedos sexuais.
Qual o isolamento para Monkeypox
Sendo diagnosticado como caso suspeito de Monkeypox, o paciente deve ser mantido isolado (precauções para contato e gotículas). As lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas. A notificação à vigilância epidemiológica deve ser imediata.O médico infectologista Alexandre Naime Barbosa informa que sim, a transmissão da varíola dos macacos é possível em academias, especialmente pelo compartilhamento de colchonetes, toalhas e aparelhos com pessoas com lesões de pele da doença.As pessoas podem transmitir a doença enquanto apresentam sintomas (normalmente entre duas e quatro semanas). Essa doença pode ser contraída pelo contato físico próximo com alguém que tenha sintomas.
Nos casos confirmados, o isolamento deve ser mantido até que todas as lesões tenham sido resolvidas com queda das crostas, em cerca de 2 a 4 semanas [1,2,4,5,6,7].
Tem cura varíola do macaco
Varíola dos macacos tem cura Sim, a doença tem cura. Inclusive, na maioria das vezes a varíola dos macacos é autolimitada, ou seja, se cura de maneira espontânea. Comumente, os sintomas começam depois do tempo de incubação e permanecem por duas a quatro semanas.São comuns sinais como dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e principalmente o aparecimento de inchaço de gânglios, que pode acontecer tanto no pescoço e na região axilar como na parte genital. Já a manifestação na pele ocorre entre um e três dias após os sintomas iniciais.Nos casos confirmados, o isolamento deve ser mantido até que todas as lesões tenham sido resolvidas com queda das crostas, em cerca de 2 a 4 semanas [1,2,4,5,6,7].
A Monkeypox (MPX), varíola dos macacos ou varíola símia é uma doença causada pelo Monkeypox vírus, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com: animal silvestre (roedores) infectado.
Nos casos confirmados, o isolamento deve ser mantido até que todas as lesões tenham sido resolvidas com queda das crostas, em cerca de 2 a 4 semanas [1,2,4,5,6,7].
O caso suspeito de MPXV deverá se manter em isolamento até a obtenção do resultado do exame, no primeiro se atendimento o paciente receberá um atestado médico de sete dias (tempo necessário para resultado do exame), se o resultado for positivo o atestado poderá ser prolongado por mais 14 dias.