É certo rezar por quem já morreu? Verifique isto – O que a Bíblia fala sobre rezar para os mortos
“Na morte de um cristão, as possibilidades de se ajudar e de se doar não deixam de existir” (Joseph Ratzinger). Encontramos essa prática já no Antigo Testamento. Um dos testemunhos mais claros está em 2Mc 12,38-45, onde encontramos além da fé na ressurreição a prática de oração e ajuda pelos mortos.Oração pelos falecidos
Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (diga o nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e a sua descendência.
Essa celebração pode ser considerada como uma homenagem a uma pessoa que morreu, mas vai além disso. O propósito fundamental da missa de sétimo dia é rezar pelo falecido para que sua alma seja acolhida no céu e tenha o descanso eterno.
Em primeiro lugar porque são práticas de devoção e caridade. Interceder pelas almas do purgatório faz parte das Obras de Misericórdia, conforme define o Catecismo da Igreja Católica (2447): As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais.
Porque os mortos nada sabem
5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles jamais recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.Seu espírito está morto, isto é, separado de Deus, e separação é morte, tal como sucede com o nosso espírito e o nosso corpo, que quando separados, o corpo morre. Por analogia, Deus é espírito, e o homem é carne. Se Deus se afasta, então a carne morre, ou seja, metaforicamente falando, o homem."Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós vos pedimos por (nome da pessoa) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.
Olá, sim é plenamente normal que tristeza, desanimo, choro frequente venham a fazer parte de quem está enfrentando fase de luto por perda de pessoa próxima ou ente querido.
Por que colam a boca do defunto
Para que os lábios permaneçam cerrados durante o velório, eles são suturados às gengivas.Seu espírito está morto, isto é, separado de Deus, e separação é morte, tal como sucede com o nosso espírito e o nosso corpo, que quando separados, o corpo morre. Por analogia, Deus é espírito, e o homem é carne. Se Deus se afasta, então a carne morre, ou seja, metaforicamente falando, o homem.- O Catecismo da Igreja Católica assinala que o purgatório é uma "purificação final" que devem fazer para chegar ao céu todos os que “morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna”.
Devemos fazer uma oração cada vez que visitarmos um cemitério, reconhecendo a jornada final dos entes queridos nos braços do Senhor. De fato, rezar pelos falecidos é uma tradição bíblica e tem raízes na Igreja Cristã primitiva.
Ou então, são enterrados com roupas formais, para os homens terno para as mulheres um vestido preto de tecido, como linho ou tricoline. Porém, há quem em vida escolhe a roupa que será enterrada e é importante que essa vontade seja respeitada.
Diante de um evento como um acidente vascular cerebral (AVC), os neurônios suportam por até cinco minutos a falta de oxigenação e da chegada de nutrientes. Da mesma forma, quando o coração deixa de funcionar, as células do corpo humano ainda permanecem em atividade por um tempo.
Quem morre descansa no Senhor
1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação. Ou seja, a religião cristã acredita que após a morte existe uma vida eterna junto a Deus.Oração pra pedir o descanso eterno para quem se encontra ao lado do pai. Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, neste Momento de Fé, no Colo de Jesus, nós Vos pedimos por… (mencione o nome de seu ente querido falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz.O Repouso no Espírito acontece quando as pessoas que estão recebendo oração não conseguem mais ficar de pé ou sentadas e caem para trás ou deslizam para o chão, e descansam em suas costas. Na maioria dos casos, o repouso no Espírito é bastante tranquilo.